Fica aborda o tema das mudanças climáticas
O 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai abordar o tema das mudanças climáticas em sua programação. O festival é promovido na Cidade de Goiás e vai até o domingo (16) com exibição de filmes em quatro mostras competitivas, além de cursos e oficinas de formação na área cinematográfica e shows musicais.
Em entrevista na abertura do evento, a secretária Yara Nunes, titular da Secult, disse que o festival atingiu a maturidade de 25 anos com alta qualidade de programação. Ela citou o recebimento de inscrição de mais de mil filmes de 77 países, o que possibilita um grande intercâmbio cultural para os produtores de cinema do país e de Goiás. A secretária falou também da ampla e diversificada programação que dinamiza o turismo na cidade.
Outros secretários de Estado também prestigiaram a abertura do festival, como César Moura, da Secretaria da Retomada, e Andrea Vulcanis, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Segundo ela, o festival tem uma importância relevante de, a partir dos filmes, ampliar a conscientização da sociedade sobre as mudanças climáticas que já afetam a vida no planeta.
O telespectador da TV Brasil Central pode assistir a alguns dos filmes do Fica por meio do aplicativo TBC Flix. Estão disponíveis 33 filmes dos 37 selecionados para a mostra competitiva do festival. O público poderá assistir aos filmes e votar naquele que considerar o melhor pelo site do festival. Os filmes vencedores serão conhecidos no domingo (16).
ABC Digital