Feminicídio é antecedido por crimes menores, alerta juiz de Direito

Em razão do Dia Internacional da mulher, TJ-GO realiza 20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa com ações de conscientização, prevenção e combate à violência doméstica

Em entrevista ao programa O Mundo em sua Casa desta segunda-feira (7), o juiz de Direito e coordenador da Coordenadoria de Mulher em Situação de Violência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Vitor Umbelino Soares Júnior, alertou que geralmente o feminicídio é antecedido por crimes menores de violência contra a mulher, como ameaça e lesão corporal. Por isso, salientou que não se deve, “em hipótese alguma”, deixar de denunciar e levar ao conhecimento das autoridades competentes as práticas desses crimes.

O juiz de Direito falou também sobre a 20ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, realizada pelo TJ-GO, que começa hoje e se estende até sexta-feira (11), com duas frentes de trabalho: palestras de conscientização e prevenção, bem como um esforço para realizar audiências deste tipo de crime. A palestra inaugural será nesta segunda, às 19h, com a promotora de Justiça de São Paulo, Gabriela Mansur, especialista na área de violência contra a mulher. A série de palestras programada para a semana tem inscrição gratuita por meio da Escola Judicial do TJ-GO. Mais informações nos endereços de Instagram @tjgooficial, @coordenadoriadamulhertjgo e @ejugtjgo.

Vitor Umbelino informou que, além da programação de palestras, será realizado um esforço concentrado de audiências. “Vamos realizar mais de 600 audiências em todo o Estado de Goiás, com análise de mais de 800 processos por juízes, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e servidores do Tribunal de Justiça", afirmou. Ele falou ainda sobre o excesso de demandas nessa área e a dificuldade da participação da vítima e do autor da violência nas audiências da Justiça.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo