Exportações de Goiás atingiram US$ 1,3 bilhão em abril
O Estado de Goiás ficou em 8º lugar no ranking nacional das exportações em abril deste ano, contabilizando vendas de US$ 1,3 bilhão ao mercado externo, conforme estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), divulgados pela Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SIC). O assunto foi alvo de reportagem mostrada no programa O Mundo em Sua Casa desta segunda-feira (20).
“O bom resultado das exportações goianas é fruto da combinação de vários fatores, como as ações governamentais que favorecem os negócios e a competência dos empresários”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga Filho. Ele acrescentou ainda que os números mostram a força da economia goiana e a qualidade dos produtos. O dirigente do Porto Seco Centro-Oeste, Everaldo Fiatkoski, destaca a logística goiana como fator capaz de impulsionar as exportações. “Além de toda a malha rodoviária, temos duas ferrovias – a Centro-Atlântica e a Norte-Sul – que propiciam condições muito favoráveis às exportações”, reforçou ele.
Os produtos que se destacaram nas vendas externas em abril foram a soja e seus derivados, algodão e minério de cobre. O assessor Executivo da Agroindústria, Heverton Eustáquio, argumenta que Goiás vem aumentando as exportações de produtos com maior valor agregado, em função do avanço tecnológico das agroindústrias. “Os produtos goianos atingem mercados cada vez mais exigentes”, arrematou.
ABC Digital