Exportação faz Goiás bater recorde na produção do agronegócio
Dados mais recentes divulgados pelo IBGE, relativos à Pesquisa Trimestral da Pecuária do 1º Trimestre de 2024, apontam que Goiás atingiu a marca de 1,06 milhão de abate de bovinos. Foi o que mostrou reportagem exibida pela TV Brasil Central. Grande parte da carne bovina goiana abatida vai para o mercado externo, principalmente a China, vindo em seguida os Estados Unidos e os Emirados Árabes, informou a superintendente de Produção da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Patrícia Honorato.
No abate de suínos, o estado contabilizou quase 500 mil cabeças no período de julho a setembro último. Na comparação com igual semestre de 2023, o aumento do abate de bovinos foi de 15,3%. Um dos fatores que contribuíram foi a alta do dólar, explicou a superintendente da Seapa. “Com o aumento da cotação desses preços, a gente consegue preços mais atrativos para os produtores, que vinham com uma margem muito apertada desde a pandemia”, afirmou.
De acordo com a pesquisa do IBGE, Goiás registrou também recorde na prodjção de leite, que atingiu 536,2 milhões de litros no período. Na parte de grãos, como soja, arroz e feijão, o estado se posiciona como o quarto maior produtor nacional.
ABC Digital