Estado repassa recursos para fortalecer assistência social nos municípios
Governador Ronaldo Caiado anuncia repasse de R$ 15 milhões com o objetivo de incrementar as ações sociais em 113 municípios goianos
Em cerimônia realizada na segunda-feira (26), no Palácio das Esmeraldas, o governador Ronaldo Caiado anunciou o repasse de R$ 15 milhões do Cofinanciamento do Governo Estadual para 113 municípios, recursos que serão utilizados no reforço às ações de assistência social. Estiveram presentes também o vice-governador Daniel Vilela, a primeira-dama, Gracinha Caiado, deputados estaduais, prefeitos e primeiras-damas dos municípios. O evento foi tema de reportagem da Brasil Central mostrada no Boa Noite Goiás de segunda-feira (26).
“Nossas políticas sociais têm cada vez mais humanizado e dado dignidade às pessoas, resgatando a autoestima dos mais humildes”, destacou Caiado. Ele também disse que em casos específicos, os recursos podem ser utilizados no cumprimento de medidas de combate à dengue, como custeio de deslocamento de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. O dinheiro vai diretamente para as contas dos Fundos Municipais de Assistência Social e poderá ser usado para custeio e investimentos, inclusive compra de alimentos para famílias vulneráveis.
Importância
Gracinha Caiado destacou o trabalho do Governo Estadual com foco no rompimento do ciclo da pobreza. “Temos que garantir oportunidades e ferramentas para que as pessoas em vulnerabilidade saiam dessa condição. Esse dinheiro, com certeza, significa comida na mesa de quem mais precisa”, afirmou ela. O secretário de Desenvolvimento Social, Welington Matos, observou que os recursos do Cofinanciamento reflete no êxito dos programas sociais. “Somos um caso de boas práticas na superação das desigualdades no Brasil, modelo que tem despertado a atenção de outros Estados”, asseverou.
O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, disse que os recursos reforçam o Sistema Único de Assistência Social, possibilitando incrementar as ações sociais nos municípios. A primeira-dama de Anápolis, Vivian Alves, que é também deputada estadual, disse que é preciso reconhecer o esforço do governador e da primeira-dama para reduzir o índice de pessoas em vulnerabilidade em Goiás. Posições semelhantes foram manifestadas pelos prefeitos de Ceres, Edimário de Castro e de Abadia de Goiás, Wander Saraiva.
ABC Digital