Estado e municípios investem na modernização do transporte público da RMG
Até o final de 2026, todo o sistema de transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana (RMG) vai experimentar um novo patamar na qualidade dos serviços prestados à população, o que inclui a modernização de todas as 19 plataformas do Eixo Anhanguera e substituição dos 84 ônibus que estão em uso atualmente, além de melhorias também de terminais, pontos de ônibus e aquisição de novos veículos para as linhas operadas por empresas privadas. É o que garante do secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, que na quarta-feira (14), fez a entrega das novas estações Lago das Rosas e Universitária, como mostrou reportagem da Brasil Central no programa TBC News.
“Para alcançar os objetivos propostos, o governo Estadual, em parceria com os municípios da Região Metropolitana de Goiânia, está investindo R$ 2,7 milhões em cada uma das plataformas”, disse Rocha Lima, acrescentando que por orientação do governador Ronaldo Caiado, as obras só são entregues quando estão completamente concluídas. Para a próxima semana, está prevista a entrega das estações Vila Morais e Anhanguera. “Trata-se de uma ação continuada e ao final desse processo, vamos ter o melhor transporte público do mundo”, asseverou o secretário.
Além da reforma física das estações, a modernização inclui colocação de piso tátil, acesso adequado para cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiência, painéis informativos sobre horário e itinerário dos ônibus, wifi gratuito, câmera de reconhecimento facial e máquinas de autoatendimento para carregamento de cartões e consulta de dados. O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, Murilo Ulhoa, garantiu que haverá significativa melhoria para os usuários. “Ao final de todo o processo, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia será exemplo de modernidade e eficiência para todo o País”, argumentou ele.
ABC Digital