Estado comemora bom resultado do programa AlfaMais e debate novas metas

Prefeitos e secretários de Educação dos 147 municípios goianos que alcançaram índice acima da média na alfabetização infantil se reuniram em Goiânia na terça-feira (17), em evento organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Na ocasião foram comemorados o bom desempenho dos alunos e discutidas novas metas no âmbito do programa AlfaMais Goiás, cujo objetivo é garantir a alfabetização dos alunos na idade certa, ou seja, até o fim do segundo ano do ensino fundamental. O evento, realizado no auditório da Seduc em Goiânia, foi mostrado no programa TBC News.

“Podemos comemorar os resultados, mas temos de trabalhar mais para alcançar a meta de alunos alfabetizados até o segundo ano, atingindo 100% que é o índice ideal”, enfatizou a secretária da Educação, Fátima Gavioli, acrescentando que o AlfaMais é um programa colaborativo. “Significa unir as redes e ter um sistema, então não é cada qual fazendo do seu jeito, somos todos fazendo o melhor pela educação, juntos”, reforçou ela. Conforme avaliação do Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Goiás 86% dos alunos de 147 municípios conseguiram atingir ou superar a meta.

O programa Alfa Mais Goiás foi lançado em 2019 após a constatação de que mais de 5 mil estudantes da rede pública não sabiam ler e nem escrever de forma correta. Com o AlfaMais, em 2023, um total de 67% dos alunos em todos os municípios que concluíram o segundo ano do ensino fundamental ultrapassaram o ponto de corte da avaliação do Inep, ou seja, numa escala de zero a mil, o índice alcançado foi de 743, o que significa nível satisfatório de alfabetização. Para otimizar os resultados, o governo de Goiás já investiu R$ 85 milhões em materiais didáticos, capacitação de professores e melhoria da infraestrutura. O programa é coordenado pela Seduc e executado pelas secretarias municipais de Educação.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo