Estado capacita professores para utilização do pensamento computacional
Avaliar, enfrentar e solucionar problemas por meio do estímulo à criatividade e uso de ferramentas tecnológicas adequadas é o objetivo do projeto Codifica Mais, curso que está sendo ministrado a professores da rede estadual de ensino com foco no ambiente de pensamento computacional. A iniciativa é realizada por meio de parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com o Conselho Britânico, organização educacional do Reino Unido voltado ao ensino e uso de recursos tecnológicos, como mostrou reportagem da Brasil Central.
De acorco com o subsecretário da Secti, Roberto Bonifácio da Silva, o projeto Codifica Mais é uma oportunidade para os professores da rede pública que irão ampliar seus conhecimentos em relação ao pensamento computacional. “Com essa bagagem, eles poderão estimular os alunos do ensino fundamental e médio ao uso de ferramentas computacionais no enfrentamento e solução de problemas de modo prático e eficiente”, argumentou.
A gerente de Polícias de Ciência da Secti, Daniele Silva, explicou que o resultado desse treinamento será verificado na formação dos alunos. “Eles serão conduzidos a pensar de forma mais objetiva e estruturada, desenvolvendo o raciocínio e associando ferramentas que otimizem o aprendizado dos conteúdos repassados em sala de aula, com uso da tecnologia”, disse. Em 2025 serão ofertadas mais duas etapas de capacitação, nas categorias básica e avançada.
ABC Digital