Estado assume regulação do Cerof-UFG no âmbito do SUS
O governo de Goiás assume a partir de agora, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, toda a gestão da regulação do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade de transferência, mostrada no TBC News de quinta-feira (13), contou com a participação do vice-governador Daniel Vilela, do secretário da Saúde, Rasível dos Santos, da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima e do presidente do Conselho do Cerof, Marcos Ávila. Antes a regulação era executada no âmbito do município de Goiânia.
“Estabelecemos essa parceria por acreditar que o Cerof pode ampliar a assistência oftalmológica. Temos que fazer do trabalho conjunto algo que supere as expectativas e resolva os problemas das pessoas, especialmente daqueles pacientes que estão na fila à espera de consultas e cirurgias”, justificou Daniel Vilela. O secretário da Saúde, Rasível dos Santos, disse que o convênio facilita o processo de atendimento, já que antes havia muita burocracia no repasse de recursos do Fundo Estadual para o Fundo Municipal. “Agora vamos fazer isso diretamente e, com certeza, reduzir a fila de espera, uma vez que o número de atendimentos pode ser até triplicado”, pontuou.
Garantia financeira
Por meio do convênio firmado, o estado repassará mensalmente cerca de R$ 2 milhões para custeio dos serviços. A parceria vai aumentar a abrangência no atendimento do Cerof-UFG para todos os municípios goianos, que poderão encaminhar os pacientes através do Complexo Regulador Estadual (CRE). A reitora da UFG, Angelita Pereira, observou que esse modelo de governança vai facilitar e agilizar o atendimento, com reflexo na redução das filas de consultas e principalmente de cirurgias. Ela revelou também que o Cerof capacitará os professores das escolas públicas do estado para que façam a primeira triagem, identificando crianças com suspeita de dificuldades visuais.
O presidente do Conselho de Administração do sistema destacou que nos 25 anos de existência, o Centro se preparou para estar vinculado ao Conselho de Regulação Estadual. “O Cerof é uma instituição 100% SUS. Sempre foi um sonho para nós, contribuir com o aprimoramento das redes de atenção de saúde em oftalmologia em Goiás, em todos os níveis, uma vez que também é função do Centro a formação de especialistas”, arrematou.
ABC Digital