Equipe da Brasil Central continua intercâmbio com empresas de mídia da China

Ampliar a integração Goiás-China, trocar experiências e internalizar conhecimentos em produção e difusão de conteúdos de informação e entretenimento são os objetivos da equipe da Agência Brasil Central (ABC) que está na China desde o início da semana. Na segunda-feira (18) a comitiva visitou a Reserva Natural de Nandagang, participou de reuniões na produtora de conteúdos Huang Hua Media Convergence Center e esteve no Museu do Corte de Papel, todos na Província de Hebei. A missão é integrada pelo presidente da ABC, Reginaldo Júnior, pelo diretor de Telerradiodifusão, Imprensa Oficial e Site, Marden Costa Júnior e pelo repórter Jerônimo Venâncio. O apoio técnico e logístico é do Great Wall New Media Group (GWNMG), parceiro da ABC na China. Todas as atividades foram mostradas em reportagem no programa O Mundo em Sua Casa desta terça-feira (19).

“Pudemos constatar o quanto os chineses estão preocupados com o meio ambiente”, afirmou Reginaldo Júnior após visita ao Parque Nandagang, local que é santuário para acolhimento e preservação de mais de 270 espécies de pássaros vindos de todo o território chinês. “Esse cuidado nos remete à preocupação do governador Ronaldo Caiado com o uso racional dos recursos hídricos em Goiás e, em especial, com o abastecimento de água nas cidades de Goiânia e Anápolis, situação que era desafiadora, mas que hoje felizmente está resolvida”, argumentou.

Produção de conteúdos

A agenda seguinte foi uma visita às redações do complexo de comunicação Huang Hua Convergence Center, no distrito de Kanzu, que atua em parceria com o GWNMG. O foco é a produção de conteúdos jornalísticos e de entretenimento para TVs, rádios, sites e internet. Em reunião com os diretores, Reginaldo Júnior e Marden Júnior conheceram o todo o trabalho, incluindo técnicas de produção, uso de ferramentas digitais e o funcionamento dos estúdios. “Aqui a gente vê que a TBC está caminhando no rumo certo, bem próxima da tecnologia e busca da qualidade dos conteúdos produzidos e com os conhecimentos adquiridos aqui vamos avançar ainda mais”, destacou Reginaldo Júnior.

Em outro compromisso, a equipe visitou o Museu do Corte de Papel em ChangZhuang. No local, uma artesã demonstrou como fez do papel e da tesoura uma profissão que encanta o mundo. Ela faz cortes em formatos diferentes, que podem ser objetos, animais e letras, todas com belo visual e significados que os chineses dão muito valor. Vale destacar que a parceria da ABC com o GWNMG já se desenvolve há algum tempo. A Brasil Central recebeu integrantes do grupo em Goiás e agora cumpre a segunda missão na China.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo