Encontro debate avanços e desafios da defesa agropecuária em Goiás

Temas como Sanidade Animal e Vegetal, Rastreabilidade, Certificação, Bioinsumos, Conectividade, Sustentabilidade e Inovação estão em foco na programação do 1º Encontro de Defesa Agropecuária de Goiás (Endago), iniciado na terça-feira (3) e que segue até esta quinta-feira (5). O evento, organizado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, reúne autoridades do estado, pesquisadores, especialistas em defesa agropecuária, profissionais da agricultura e da sanidade animal, além de técnicos e estudantes. A abertura dos trabalhos foi mostrada em reportagem da Brasil Central.

O governador Ronaldo Caiado enfatizou, na abertura do encontro, a necessidade de continuar as ações capazes de garantir a sanidade animal e vegetal dos produtos de Goiás, para manutenção e conquista de novos mercados. “Precisamos avançar cada vez mais em pesquisa e em controle de qualidade. Temos de estar preparados para combater quaisquer males que possam surgir, tanto nas lavouras quanto nas criações, ainda mais agora que conquistamos a certificação de estado livre de aftosa sem vacinação”, reforçou. Caiado lembrou que o estado deve manter cautela de modo a consolidar o trabalho iniciado ainda em 1992, cujos resultados são agora muito promissores.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, destacou o caráter inovador do encontro. “Esta é a primeira edição de um evento que nasce com foco na inovação, qualificação e integração de todos os atores da defesa agropecuária”, sentenciou ele. Caixeta reforçou ainda a importância do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), que é exemplo para o país em relação à sanidade animal, movimentação de animais e controle de rebanho. “O Sidago já foi cedido e serve de modelo para 17 estados brasileiros e agora o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) veio buscar essa ferramenta para promover a sanidade dos rebanhos nacionais”, concluiu. Até amanhã, mais de 60 palestrantes abordam os mais diversificados temas da defesa agropecuária.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo