Em visita a fazenda leiteira, Daniel Vilela destaca avanço da produção em Goiás
O governador em exercício, Daniel Vilela, visitou na quarta-feira (20), a Kivi Pecuária, a 11ª maior propriedade produtora de leite do País, que fica no município de Silvânia em Goiás, a convite da embaixada da Nova Zelândia no Brasil. Trata-se do Grupo Kivi, pertencente a produtores neozelandeses que há 15 anos iniciaram o negócio e agora planejam mais investimentos. A produção diária chega a 42 mil litros de leite e o plantel total é de 5 mil animais. A Brasil Central mostrou no programa O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (21), todo o roteiro da visita à propriedade.
“É um exemplo de produção e de produtividade que mostra o potencial da pecuária leiteira no Estado, que tem todas as condições de crescer ainda mais. Estamos aqui para reafirmar o apoio do Governo Estadual aos produtores, para que tenham condições de fazer novos investimentos e gerar mais empregos, mais renda e mais receitas para Goiás”, enfatizou Daniel Vilela. Um dos proprietários da Kiwi Pecuária, Bryan Vicent, informou que na propriedade ocorrem todas as etapas desde a procriação até a fase adulta, quando as vacas de alta linhagem passam a produzir leite.
Fruticultura
Em mais uma agenda relativa ao agronegócio em Goiás, a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, conheceu no Vão do Paranã o Projeto de Fruticultura Irrigada, em fase de implantação pelo Governo de Goiás, em parceria com entidades do Governo Federal e prefeituras. Ela fez a colheita simbólica de maracujá em uma das propriedades beneficiadas pelo projeto no município de Flores de Goiás, como mostrou o programa O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (21).
“O que queremos é todo assentado, todo pequeno proprietário, tenha condições de produzir e receber o rendimento de sua terra”, enfatizou dona Gracinha. Após visitar áreas irrigadas de maracujá e manga, a primeira-dama disse que “é um sonho ver esse Nordeste Goiano produzindo, destacando-se como referência para o Brasil”. Além de Flores de Goiás, o projeto beneficia produtores de Formosa e São João D’Aliança.
O secretário da Agricultura e Pecuária de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, observou que o projeto de Fruticultura Irrigada é uma resposta do Governo no sentido de corrigir distorções regionais. “Esse projeto é uma das alternativas para desenvolver o Nordeste, com garantia de renda e empregos para os produtores”, disse. O secretário da Retomada, César Moura, enalteceu a importância da iniciativa e lembrou que o Governo Estadual viabilizou toda a estrutura de produção e os resultados são animadores. “Toda a produção já tem comprador”, arrematou ele.
ABC Digital