Eleito presidente do Consórcio Brasil Central, Caiado propõe avanço de pautas comuns

Governador de Goiás foi indicado por unanimidade em reunião realizada na terça-feira (23) em Brasília. Após o encontro, ele sugeriu temas para discussão pelos executivos dos Estados

Ao longo do ano de 2024 e com possibilidade de ser reeleito por mais um ano, o governador Ronaldo Caiado passa a presidir o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que reúne os Estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia. “É uma alegria receber o apoio de meus colegas, mas também um grande desafio”, afirmou Caiado em entrevista coletiva após o encontro realizado nesta terça-feira (23), conforme mostrou a Brasil Central.

Conforme o governador, a proposta é unir esforços e avançar em pautas comuns, trocando experiências exitosas e buscando recursos, por exemplo, nas áreas de saúde, segurança pública e educação. “Vamos atuar em conjunto, mas respeitando a individualidade de cada um dos Estados, de modo a trazer mais sintonia das ações e resultados para a população”, asseverou. Caiado pontuou que a região abrangida pelo Consórcio Brasil Central concentra uma população de 26 milhões de habitantes distribuída em 875 municípios, com grandes desafios.

Pautas comuns

Compras conjuntas de medicamentos (o que já ocorre atualmente, mas podem ser ampliadas), bem como de insumos para infraestrutura como asfalto e material de consumo dos Estados são ações que o governador Ronaldo Caiado quer discutir com os integrantes do Consórcio. O secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, presente no encontro, disse que outra questão fundamental é a inserção das alíquotas especiais do saneamento básico no âmbito da Reforma Tributária. “Se isso não ocorrer, as tarifas poderão ter aumento de até 20%, dificultando muito a alavancagem de recursos para investimentos”, enfatizou. 

Durante o encontro em Brasília, alguns projetos foram destacados e premiados como exemplos de boas práticas de gestão. Goiás teve duas premiações, sendo uma para o programa Estudantes de Atitude, coordenado pela Secretaria da Educação e outro para as inovações no sistema de transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, sob coordenação da Secretaria Geral do Governo.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo