Detran vai vistoriar veículos do transporte escolar em todo o Estado

Operação vai abranger os 246 municípios do Estado e será realizada de 23 de agosto a 29 de outubro. Objetivo é avaliar situação dos veículos, com foco no transporte seguro dos alunos

O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai realizar a vistoria dos veículos que transportam estudantes para as unidades escolares em todos os 246 municípios goianos. Em entrevista hoje, 18, ao programa O Mundo em Sua Casa, o subgerente de Fiscalização do Detran-Goiás, capitão Hélio Alves, explicou como será a operação que terá início em 23 deste mês e se estenderá até 29 de outubro. Conforme disse, todos os municípios já têm ciência deste calendário e devem agendar uma data e um local adequado para reunir os veículos, onde serão vistoriados pelos agentes do Detran.

Hélio Alves lembrou que essa medida foi interrompida desde o início da pandemia, até porque as aulas presenciais estavam suspensas. Porém agora, com a retomada das atividades, a fiscalização é necessária para avaliar a situação dos veículos e assegurar que os alunos sejam transportados com segurança. O cuidado com o transporte dos estudantes é uma prática comum dos municípios, mas a fiscalização do Detran contribui para reforçar todas as medidas de segurança exigidas nesta atividade. Em todo o Estado, deverão ser vistoriados nesta etapa cerca de 5 mil veículos.

No exercício de 2022, haverá mudanças no sistema de vistoria dos veículos escolares. Conforme Hélio Alves, o Detran vai credenciar empresas para realização deste trabalho em vários municípios. Neste caso, as prefeituras terão de verificar a localidade mais próxima com empresa credenciada e agendar as vistorias. Quando o trabalho for concluído, a empresa enviará ao Detran toda a documentação relativa à vistoria e um servidor do Detran vai validar ou não o resultado. Também haverá um aplicativo do Detran para ser baixado pelas prefeituras, pelo qual poderão acompanhar todas as etapas da vistoria que as empresas irão realizar.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo