Detran cria serviço digital para acelerar liberação de veículos apreendidos

Motoristas que tenham veículos apreendidos e recolhidos ao pátio do Detran-Goiás podem contar a partir de agora com uma nova facilidade para apressar a liberação. É que o órgão acaba de lançar o serviço digital por meio do qual as pessoas podem fazer on line o pagamento das taxas e garantir a liberação de forma rápida, principalmente nos fins de semana. A novidade foi mostrada no programa O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (21).

O presidente do Detran, Waldir Soares, explicou como funciona o processo. “O motorista caiu numa operação policial na sexta, no sábado ou no domingo, basta ele entrar no Portal Expresso ou na página oficial do Detran-Goiás, clicar em veículos e emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA), fazer a quitação e em cinco minutos é feita a compensação. A liberação do veículo é feita automaticamente, pelo celular. Após isso, é só a pessoa se dirigir a pátio do Detran e fazer a retirada”, detalhou ele. Também está mantido o serviço convencional, com atendimento presencial.

Alerta sobre golpe

Outra questão de interesse dos proprietários de veículos é o novo golpe que está sendo aplicado em todo o Brasil, em que os estelionatários enviam mensagens pelo celular, nas redes sociais e watzapp, em nome do Detran, com dados sobre multas e taxas que, se não forem pagas, a habilitação será cancelada. “Não caiam nessa. É golpe. O Detran não manda mensagens e não envia boletos. Portanto, abram essas mensagens, não façam pagamentos e nem transferência bancária”, alertou o presidente do Detran, Waldir Soares.

Ele aconselha os motoristas a utilizarem apenas os canais oficiais do governo, como o Portal Expresso e a página oficial do Detran para se informarem sobre existência de taxas de multas. Neste caso, os pagamentos podem ser feitos de forma segura. O presidente do Detran adiantou também que, por ser um crime praticado em todo o País, as polícias civis dos estados e a Polícia Federal já estão atuando para identificar a origem da fraude e punir os responsáveis.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo