Desmatamento em Goiás tem queda de 71,9% em 2024, melhor resultado do País
Em 2023, foram registrados 3.519 alertas de desmatamentos em Goiás, número que caiu para apenas 659 em 2024, o que significa uma redução de 71,9%. Com esse índice o estado ficou em primeiro lugar nacional na redução de supressão de vegetação nativa. Os dados são do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD 2024), elaborado pela rede Mapbiomas, conforme mostrado em reportagem no programa O Mundo em Sua Casa desta segunda-feira (19).
O superintendente de Fiscalização e Controle Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marcelo Sales, enfatizou que esses números positivos são resultado da política ambiental eficaz implementada pelo governo do estado, por meio da Semad, em que o setor público e a iniciativa privada se uniram com o propósito de garantir o desenvolvimento goiano de forma sustentável.
“Passamos a utilizar as imagens de satélite e ampliamos a fiscalização, o que reduziu os desmatamentos ilegais. Quanto aos desmatamentos legais, os processos de licenciamento foram acelerados, com redução de prazos que podiam chegar a cinco anos para apenas 60 ou 90 dias, medida que contribuiu para evitar os desmatamentos irregulares pela demora da licença”, explicou Marcelo Sales.
ABC Digital


