Defensoria Pública de Goiás lança projeto RG para Todos

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) iniciou, nesta segunda-feira (18), um serviço voltado à emissão da segunda via da carteira de identidade nacional para pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua, o RG para Todos. Conforme foi detalhado em reportagem da TV Brasil Central, o atendimento é realizado na Unidade Sul, onde os usuários poderão buscar a segunda via do registro civil (nascimento ou casamento) e, na mesma oportunidade, solicitar a emissão da segunda via ou da primeira via da carteira de identidade nacional.

A iniciativa visa agilizar o processo e promover maior dignidade a quem enfrenta dificuldades para acessar documentos básicos, considerados essenciais para reintegração social, saúde, emprego e benefícios sociais. “O RG é um documento muito simples, mas é um documento extremamente importante e que faz muita falta. As pessoas em situação de rua acabam perdendo”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga.

O projeto também prevê capacitação de servidores para atender o público em situação de rua e ampliar a rede de apoio social. “A documentação é essencial para a realização de tantos atos da vida civil, como a emissão de uma carteira de trabalho e o próprio RG”, comentou o defensor público-geral, Thiago Gregório.

ABC Digital

Governo na palma da mão