Crianças de 10 e 11 anos são as primeiras vacinadas contra a dengue

Imunização tem início em cerca de 50 municípios onde há mais casos nesta faixa etária. Secretaria da Saúde espera receber novas doses para atender crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Os casos de dengue continuam a avançar no Estado, o que exige atenção da população, principalmente em relação a sintomas como febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, enjoo, falta de apetite e moleza. Nos últimos dias, tem havido maior registro de casos que acometem crianças e adolescentes, o que levou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a priorizar a imunização de crianças de 10 e 11 anos. Posteriormente, essa faixa será ampliada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, assim que o Ministério da Saúde enviar nova remessa de doses.

O médico André Resende, diretor Técnico do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), explica que já nos primeiros sintomas os pais devem intensificar a hidratação e administrar medicamentos para vômitos e febre. “Muitos casos podem ser resolvidos em casa, mas se houver agravamento do quadro, é preciso procurar ajuda médica rapidamente”. acrescentou. Resende informou também que pessoas com dengue (mesmo na faixa etária recomendada) não devem ser vacinadas, esperando um prazo de 30 dias após a cura. “A vacina é muito importante, porque age de forma preventiva, e também ameniza os sintomas caso a pessoa imunizada seja acometida com o mal”, destacou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo