Corpo de Bombeiros orienta sobre prevenção de queimadas
A chegada do inverno traz também o início da estiagem prolongada no Cerrado, com tempo seco e umidade relativa do ar baixa, condições propícias ao surgimento de focos de incêndio. No ano passado, Goiás teve área de quase 450 mil hectares atingida por queimadas. Os municípios mais afetados foram Formosa, Mineiros, Rio Verde e Jataí.
O Jornal Brasil Central desta quarta-feira (21) recebeu a tenente Vanessa Furquim, do Corpo de Bombeiros, para falar sobre ações de conscientização e prevenção de queimadas neste período no estado. A corporação mantém uma sala de monitoramento de focos de incêndio que cobre as principais regiões do estado.
Além de citar os esforços da corporação no combate aos focos, a tenente chamou a atenção sobre o caráter criminoso do ato de colocar fogo em qualquer área (urbana ou rural) sob qualquer intenção ou justificativa. Segundo ela, o Corpo de Bombeiros recebeu 12 mil chamados específicos sobre foco de incêndio em 2024, número que os bombeiros esperam ver reduzidos neste ano.
ABC Digital


