Contra a dengue, Saúde alerta para importância de olhar para o próprio quintal

Estudos mostram que 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão nas residências

Pesquisas mostram que a proliferação do mosquito Aedes aegypti tem origem no próprio quintal das casas e estabelecimentos com recipientes de água parada sem tratamento. Cerca de 75% dos criadouros do mosquito são encontrados nesses locais, o que tem feito com que autoridades de Saúde reforcem a orientação para a correta e frequente limpeza dos imóveis pela população.

Grécia Pessoni, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou do Jornal Brasil Central desta sexta-feira (16) abordando o assunto. Segundo ela, como o ciclo de desenvolvimento do mosquito é curto (7 dias), a pessoa checando a limpeza de possíveis criadouros em casa uma vez por semana já é o suficiente para interromper o crescimento do número de insetos aptos a transmitir a doença.

E não apenas em casas. Grécia Pessoni chama a atenção de quem mora em apartamento e cultiva plantas, por exemplo, ou mesmo se atentar ao recipiente de água atrás da geladeira ou do ar condicionado. Na entrevista, a gestora da Saúde também atualizou os casos de dengue no Estado, que já somam mais de 16 mil confirmados neste ano, com seis mortes, além de dezenas de óbitos em investigação.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo