Comitiva francesa visita obras do Lyceu que será bilíngue em 2026
Uma comitiva francesa visitou o Lyceu de Goiânia nesta sexta-feira (17). O colégio está passando por obras de reforma e será reinaugurado em janeiro de 2026, já na condição de bilíngue. Foi o que mostrou reportagem exibida pela TV Brasil Central. A delegação veio a convite do Instituto Federal Goiano (IFG). Segundo o professor da IFG, Júlio César Ferreira, o Lyceu está sendo restaurado, sendo que é oriundo da cultura francesa devido a sua arquitetura art déco. “O que a gente gostaria é que esses franceses acompanhassem o que Goiânia está fazendo nesse momento”, afirmou.
Com a reforma, será possível aumentar o número de alunos matriculados no Lyceu de Goiânia, de 180 para 600 alunos em um colégio bilíngue no idioma francês, que vai oferecer do oitavo ano do fundamental até a terceira série do ensino médio. “Ele vai funcionar com os estudantes das 8 às 15 horas, com três refeições diárias”, informou a gerente de Educação Integração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Bianca Pereira. Ela acrescentou que o colégio terá seus professores no local até as 17 horas, pois após as 15 horas promoverá outras atividades.
A proposta do Lyceu será de uma imersão completa na cultura francesa, do idioma à culinária. “Não serão apenas aulas de francês. Não, realmente é um estudo e um aprofundamento no idioma, na cultura, na ciência e na culinária”, reforçou a diretora Pedagógica da Seduc, Alessandra Almeida. Para a professora de francês Larissa Oliveira, estudar no Lyceu de Goiânia proporcionará muitas oportunidades aos alunos, como intercâmbios na França e em outros países de língua francófona, como Bélgica, Suíça e Canadá (região de Quebec).
ABC Digital


