TBC anuncia regras para o debate com os candidatos à Prefeitura de Goiânia

O debate dos candidatos a prefeito de Goiânia na TV Brasil Central, e rádios Brasil Central AM e RBC FM, será realizado na próxima segunda-feira (19), às 20 horas. O evento terá 120 minutos de duração, dividido em seis blocos, com a apresentação do jornalista Paulo Beringhs. Foi o que mostrou reportagem exibida no programa O Mundo em Sua Casa desta terça-feira (13).

O diretor de Teleradiodifusão da Agência Brasil Central, Rafael Vasconcelos, adiantou que haverá novidades no formato: o candidato vai poder andar no palco e terá plateia com assessores dos candidatos e representantes dos Poderes constituídos. “Sem dúvida alguma será um debate inovador, especialmente para o estado de Goiás, em que o eleitor terá clareza das propostas, para que ele próprio tire as conclusões, para que ele escolha o melhor candidato, aquele que vai governar a cidade de Goiânia. A nossa expectativa é muito alta e a Brasil Central dará uma grande contribuição para a democracia”, declarou o diretor.

Ordem dos candidatos

Foram convidados para participar do debate os seis candidatos a prefeito de Goiânia de partidos, federações ou coligações com representação no Congresso Nacional de, pelo menos, cinco parlamentares, conforme a legislação eleitoral. A ordem de fala dos candidatos no debate ficou definida em sorteio. E ficou assim: Sandro Mabel (União Brasil), Vanderlan Cardoso (PSB), Rogério Cruz (Solidariedade), Fred Rodrigues (PL), Adriana Accorsi (PT) e Matheus Ribeiro (PSDB).

O advogado especialista em Direito Eleitoral Danúbio Remy, que vai prestar o apoio jurídico do debate, explicou como serão as regras para o direito de resposta, com o apoio de uma comissão formada por profissionais indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) e pela Escola do Legislativo goiano. “Os representantes poderão indicar, levantar a mão e apresentar os seus pontos, que poderão ser apresentados no prazo de dois minutos para cada candidato”, afirmou.

O apresentador Paulo Beringhs falou sobre como é mediar um debate como este. “É um desafio de levar ao telespectador a sinceridade, a honestidade de propostas. Levar ao telespectador o que cada um pensa e o que cada um vai fazer. Porque de promessa o telespectador, o eleitor, todo mundo está cansado. A gente espera que esse debate sirva para esclarecer dúvidas do telespectador em relação a cada um dos candidatos que irá participar deste debate”, afirmou.

Foi sorteada também a ordem da sabatina com os candidatos durante a programação da Brasil Central. No programa O Mundo em sua Casa as entrevistas serão sempre às 8 horas da manhã, entre os dias 22 e 30 de agosto. O primeiro entrevistado será Rogério Cruz, e o último, Fred Rodrigues. Já no Boa Noite Goiás as sabatinas serão realizadas às 19h30, a partir do dia 5 de setembro. As entrevistas começarão com Sandro Mabel e se encerrarão dia 19 de setembro com Rogério Cruz.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo