Começa o 23º Fica na cidade de Goiás

Festival volta a ser realizado presencialmente depois de dois anos no formato virtual devido à pandemia; o uso da máscara é obrigatório em locais fechados

Clique na imagem para assistir a matéria

Depois de dois anos sendo realizado de forma virtual por conta da pandemia, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental volta a acontecer presencialmente na cidade de Goiás. A 23ª edição do Fica foi oficialmente aberta na noite desta terça-feira (24), no Cine Teatro São Joaquim com a apresentação da Orquestra Jovem do Estado de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta quarta-feira (25).

Mais de 470 filmes de 20 países foram inscritos para participar desta edição do Festival, que conta com o incentivo do Governo de Goiás. Segundo o secretário da Retomada, César Moura, o esforço do Governo é para que a cadeia do cinema fique mais forte. Por isso, há premiação para os filmes nacionais e internacionais, e também prêmios exclusivos para os filmes produzidos no Estado e na cidade de Goiás.

Programação

O Festival terá treze dias de apresentações, palestras, filmes, debates, rodas de conversa e shows, que vão movimentar a rotina e o comércio da antiga capital do Estado. De acordo com o prefeito Aderson Gouveia, a cidade de Goiás precisa dessa movimentação, da economia circulando e gerando oportunidades, porque praticamente toda a cidade se movimenta com a realização do Fica, e os segmentos locais do comércio e do turismo estavam impactados há dois anos.

O 23º Fica é correalizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Este ano, o evento tem um tema específico, Meio Ambiente e Saúde, segundo o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro. “Vai ser uma semana de diálogo intenso”, adiantou. A secretária de Estado do Meio Ambiente, Andreia Vulcanis, ressaltou que a Pasta participa do evento, “trazendo, a partir desses debates, novos conhecimentos e soluções para essa temática que é tão complexa e tão conturbada, do ponto estrutural e político que a gente tem hoje no Brasil”.

No dia 4 de junho, está programado o show com a cantora Vanessa da Mata. Para quem deseja participar do Festival, um lembrete: nos eventos em ambientes fechados é obrigatório o uso de máscara.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo