Começa nova campanha de vacinação contra gripe em Goiás
Com as presenças do governador Ronaldo Caiado e do prefeito da capital, Sandro Mabel, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou nesta terça-feira (1º) a campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe) para todo o estado. A campanha busca imunizar os grupos prioritários e ampliar o número de pessoas protegidas.
Equipe de reportagem do Jornal Brasil Central acompanhou o evento, realizado na Unidade de Saúde da Família (USF), no Conjunto Riviera, em Goiânia, entrevistando o governador, o prefeito e o titular da SES, Rasível dos Reis, além de algumas das primeiras pessoas vacinadas no local.
O governador Caiado chamou a atenção para a importância de a população buscar se imunizar. Para ele, além da proteção pessoal, a vacinação evita a superlotação dos hospitais com doenças evitáveis. Goiás antecipou o início da vacinação em relação ao calendário nacional. Neste primeiro momento, o imunizante estará disponível apenas para idosos (a partir de 60 anos), gestantes e crianças de seis meses a seis anos incompletos.
Meta
Além da reportagem, o Jornal Brasil Central recebeu ao vivo no estúdio a médica Cristina Laval, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria da Saúde (SES), para falar das novidades da campanha de vacinação contra a gripe neste ano. Segundo ela, uma das principais preocupações é ampliar o público-alvo imunizado, já que em 2024 o índice de vacinados nesse público ficou abaixo de 50% em Goiás. A meta agora é imunizar cerca de 2,8 milhões de pessoas no estado.
Cristina Laval disse ainda que a partir deste ano, grupos prioritários como gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e idosos passam a integrar o calendário nacional de imunização, tendo disponível a vacina durante todo o ano e não só no período da campanha. A superintendente reafirmou a segurança e eficiência da vacina e alertou as pessoas a não acreditarem em mentiras sobre este e outros imunizantes.
ABC Digital