Com a chegada do frio, especialistas alertam para o aumento dos casos de Covid-19

Secretaria da Saúde registrou avanço no número de infectados pela doença em Goiás no início de maio; orientações são vacinar e ter cuidado redobrado com as crianças

Clique na imagem para assistir a matéria

O frio chegou, e com ele muitas pessoas apresentam sintomas de doenças respiratórias. Com isso, os casos de Covid-19 também aumentaram em Goiás. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), na última semana de abril foram registrados 1.800 infectados. Já nos primeiros sete dias de maio o número ultrapassou 2.800. Esse crescimento preocupa as autoridades de saúde. Reportagem sobre o assunto foi exibida no programa O Mundo em sua Casa desta quinta-feira (19).

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, o aumento de infectados da Covid era previsto. “Nossos gráficos já mostram o aumento de (casos) de doenças respiratórias, dentre elas a Covid-19, mas não só a Covid, tem vários vírus respiratórios. E, para aquelas doenças que têm vacina, a orientação é: vacine-se o mais rápido possível. Nós temos vacina contra a gripe e a Covid, e as pessoas precisam se proteger”, alertou.

Para o médico infectologista Marcelo Daher, no frio é preciso ter cuidado redobrado com as crianças. “A gente recomenda que as crianças, principalmente aquelas que tiverem alguma imunodepressão ou fazem uso de algum medicamento controlado, usem a máscara por conta dessa fragilidade do seu sistema imune e por poder contrair doenças mais graves”, afirmou. Para as outras crianças ele recomenda monitoramento.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo