Censo escolar divulgado pelo MEC destaca avanços da educação em Goiás
Reportagem veiculada nesta segunda-feira (11) pelo programa O Mundo em Sua Casa mostrou os dados do Censo Escolar 2023 elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), que apontam avanços significativos no segmento educacional em Goiás. Conforme a pesquisa, 100% das escolas estaduais de Goiás possuem internet e água potável de qualidade, 91% têm bibliotecas e 35% dispõem de laboratórios de ciências. Outro indicador positivo é o crescimento do ensino médio que, proporcionalmente, é maior do País. Os dados foram divulgados pela secretária da Educação, Fátima Gavioli.
O gestor de Informações e Indicadores Educacionais do Secretaria Estadual de Educação, Rui Rocha Gomes, ressalta a importância do Censo Escolar do MEC, que confirma a posição de Goiás entre os Estados em que a educação avança e melhora a cada dia. “A pesquisa é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), que é a coordenação nacional, os Estados têm suas coordenações e os municípios também. Essas coordenações elaboram e repassam seus dados, o que mostra a realidade da educação em todo o Brasil”, ressaltou.
Já a superintendente de Gestão Estratégica e Índices de Resultados da Secretaria da Educação, Márcia Carvalho, apontou a melhoria da estrutura física e a formação dos professores como fatores responsáveis pelos bons resultados de Goiás no estudo do MEC. “Tivemos ganhos no aspecto da defasagem idade/série, capacitação e modulação dos professores nas suas respectivas áreas de atuação e modernização da estrutura de todas as escolas”, concluiu.
ABC Digital