Casos de feminicídio crescem em Goiás 

Coordenadora de Núcleo, que atua no combate à violência contra a mulher explicou, em entrevista ao vivo, as ações que possibilitam a reversão do panorama 

Casos em que mulheres foram assassinadas por violência doméstica aumentaram significativamente em Goiás nos últimos quatro anos. De 2019 a 2022, o número de homicídios contra mulheres teve aumento de mais de 120%. O Jornal Brasil Central Edição da Noite ouviu, ao vivo, a coordenadora do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do estado de Goiás (DPE-GO),  Tatiana Bronzato. “É algo que preocupa bastante. O combate à violência doméstica se faz diariamente e realmente assusta esse quantitativo de aumento”, declarou. 

“Diversas são as formas de auxiliar uma mulher a sair do ciclo de violência. Uma primeira é fazendo a efetiva escuta dela, compreendendo as razões pelas quais ela permanece em um relacionamento abusivo. E possibilitando a ela todas as políticas públicas viáveis para resgate, seja através da educação em direitos ou através das equipes multidisciplinares do CRAS, do CREAS, do CAPS ou ofertados pela própria Defensoria Pública”, explicou. Ela contou que o trabalho da DPE-GO é de amparar estas mulheres, que muitas vezes, vão em busca de revogação de medidas protetivas, por estarem presas em ciclo de dependência emocional e também financeira, oferecendo alternativas para facilitar o regate da autonomia. Vagas em creche, viabilidade de benefícios assistenciais, ações gratuitas de divórcio e pensão alimentícia são alguns das formas de apoio promovidas pelo órgão. 
Para ampliar o trabalho, a PGE-GO também promove um curso para auxiliar mulheres nesta situação. “Estamos com o curso ‘Elas dizem não’, inteiramente gratuito, com aulas virtuais sobre diversos temas, incluindo Direito de Família, divórcio, pensão, empreendedorismo feminino, lei Maria da Penha. Tudo como forma de se resgatar essas mulheres para saírem do ciclo, como também, capacitar o público como um todo”. Inscrições podem ser feitas através do site da PGE-GO até o dia 03 de fevereiro de 2023. 

ABC Digital 
    
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo