Campanha Junho Violeta alerta para violência contra idosos
O número de casos de violência e crimes contra idosos aumentou em Goiás nos primeiros meses de 2024, chegando a cerca de mil ocorrências conforme dados da Polícia Civil, a grande maioria registrada no próprio ambiente familiar. A campanha Junho Violeta, instituída com o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância dos cuidados com as pessoas idosas, focaliza principalmente as ações de combate a esse tipo de ocorrência. O tema foi mostrado em reportagem no programa O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (6).
O delegado Alexandre Bruno explica que o governo de Goiás, por meio dos instrumentos legais, executa uma série de medidas capazes de minimizar a violência contra os idosos. “A Polícia Civil tem intensificado a divulgação de suas ações a fim de estimular a população a denunciar qualquer tipo de violência contra idosos, para que medidas cabíveis sejam tomadas”, enfatizou ele. Os telefones pelos quais as pessoas podem fazer denúncias (inclusive anônimas) são o Disque 100, Disque 180 e também o 197. Além disso, podem ligar para a Delegacia do idoso, telefone (62) 3201-1501.
A presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Goiás, Silvana Joana Floriano Rosa, relata que os principais casos de violência contra idosos ocorrem principalmente no ambiente familiar, em especial o chamado estelionato financeiro. “Muitos filhos sacam o dinheiro da aposentadoria dos pais, gastam e deixam os mesmos sem medicamentos e sem alimentação adequada”, especificou. Ela acrescentou que há também casos de violência física, moral, psicológica e de abandono mesmo, o que exige atenção e conscientização de todos.
ABC Digital