Caiado ressalta defesa do meio ambiente em evento de pesca esportiva

Goiás terá dois eventos importantes de pesca este ano, com as ações voltadas para a proteção do meio ambiente

O governador Ronaldo Caiado lançou nessa segunda-feira (19), no Palácio das Esmeraldas, e o Jornal Brasil Central acompanhou, o Circuito Goiano de Pesca Esportiva e o Gigantes do Araguaia 2024, solenidade que contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Os campeonatos vão de março a outubro e, no caso do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, serão oito etapas em sete municípios: Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão e Niquelândia. Já o Gigantes do Araguaia ocorre em Aruanã, Nova Crixás (distrito de Bandeirantes) e São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves).

Caiado falou a continuidade da política de Quota Zero, onde o pescador não pode levar o peixe para casa, e enfatizou que o seu governo está povoando os rios goianos. “Nessa temporada, os peixes não vão sair do rio, não vão andar de carro, de barco”, afirmou, lembrando do seu primo Leolídio Caiado, um apaixonado pelo rio Araguaia e estudioso da questão, com vários livros publicados, “homem que estabeleceu essa regra em Goiás, combatendo a pesca ilegal”. Fez menção ao esforço da Polícia Ambiental que faz um trabalho educativo, sem abrir mão da punição aos que querem burlar a lei.

De acordo com ele, eventos como esses são importantes para movimentar economicamente os municípios e também educativo aos ribeirinhos e aos moradores. “Tudo isso faz com que a sociedade goiana esteja mais preparada para poder se desenvolver com respeito ao meio ambiente”, assinalou, observando que Goiás foi premiado ano passado por ser o estado que mais protegeu o cerrado, com o menor nível de desmatamento.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo