Caiado faz um apelo para que goianos tenham solidariedade e evitem concentrações diante do avanço da Covid-19 no Estado

O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Henrique Ziller, e o governador Ronaldo Caiado em live realizada pela ABC

Live transmitida pelas emissoras da Agência Brasil Central contou com a participação do secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE)

Em live transmitida nesta quinta-feira, 4, pelas emissoras da Agência Brasil Central o governador Ronaldo Caiado voltou a fazer um apelo aos goianos para que “tenham solidariedade” neste cenário em que o índice de contaminação e de óbitos pela Covid-19 está crescendo em Goiás. Disse que existem pessoas falando em realizar mobilização no domingo, enquanto o momento exige isolamento e não um processo de agrupamento de pessoas. Lembrou que o Estado já está com baixo índice de isolamento social.

“Vamos ter um gesto maior, vamos ter um sentimento único, vamos lutar para poder superar esse problema que estamos vivendo, que é a pandemia. As outras discussões não são tão relevantes assim”, argumentou o governador. Segundo ele, agora é o momento de ter o compromisso de salvar vidas e não de disseminar a doença. Isso porque toda aglomeração é um ambiente profícuo para a disseminação do novo coronavírus, alertou.

Na live, apresentada por Daniel de Paula, o governador contou com a participação do secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Henrique Ziller. Confira alguns trechos:

HCamp de Águas Lindas

Caiado anunciou que na manhã desta sexta-feira, 5, estará em Águas Lindas de Goiás para inaugurar o Hospital de Campanha (HCamp) do município, acompanhado do presidente Jair Bolsonaro e ministros. Lembrou que a unidade foi construída pelo governo federal, com estrutura montada pelo Governo do Estado. Será a primeira inauguração que o presidente fará de um HCamp destinado ao atendimento dos pacientes com Covid-19, destacou. Segundo o governador, a unidade será aberta com 20 leitos de UTI funcionando. 

Entorno do DF

Com a instalação de vagas de UTI em Luziânia, agora em Águas Lindas e em breve em Formosa, Ronaldo Caiado afirmou que montará um tripé de atendimento aos acometidos pela Covid-19 na Região do Entorno do Distrito Federal. A região, afirmou, tem registrado alto índice de casos da doença. Parte de sua população trabalha em Brasília, onde o índice de contaminação comunitária é elevado. Caiado prometeu continuar trabalhando “fortemente” para criar leitos de UTI, nas próximas etapas, também em Itumbiara, Jataí, e São Luís de Montes Belos.

CoronaTransp

O secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller, comentou a respeito da implantação da ferramenta CoronaTransp, painel de informações do combate ao coronavírus publicado no Portal de Transparência de Goiás. Conforme ele, esta foi uma iniciativa da Controladoria de apresentar, de forma bem transparente, todas as informações relacionadas à pandemia, no âmbito da administração estadual. 

Estão disponíveis informações epidemiológicas e de contratações para fazer frente à pandemia (detalhamento de todos os contratos, valores, pesquisas de preços, cópias dos contratos, etc). Dessa forma, com a chamada transparência ativa, Ziller afirmou que o Governo de Goiás se antecipa e apresenta todas as informações aos cidadãos e aos órgãos de controle, Com isso, o Estado está no topo do ranking nacional de Transparência da Covid-19 de duas entidades, sendo uma delas a Open Knowledge Brasil.

Compliance

Ziller falou ainda sobre o Programa de Compliance que está sendo implementado no Governo do Estado, baseado em uma proposta da Controladoria Geral da União (CGU). O Programa estabelece quatro áreas de ação, ou quatro eixos: promoção da ética, promoção da transparência, responsabilização e gestão de risco.

Programa Estudante de Atitude

O governador elogiou o programa desenvolvido pela CGE nas escolas estaduais, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ziller detalhou o Programa Estudante de Atitude, que ensina os alunos a realizar a chamada “auditoria cívica” em suas escolas. Por meio de um aplicativo, eles levantam os problemas do estabelecimento de ensino, elaboram relatório e apontam soluções para sua manutenção e conservação. “Muitas vezes, eles chegam à conclusão de que são os responsáveis pela depredação do prédio”, afirmou. Para Caiado, este trabalho educativo tem efeito transformador sobre as crianças e deverá ser retomado assim que as aulas presenciais voltarem, na pós-pandemia.

A live está disponível na íntegra na página da TV Brasil Central no Facebook.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo