Caiado fala do progresso de Goiás a empresários em Nova York
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, deu uma aula sobre equilíbrio fiscal nas contas do governo, a necessidade de uma educação realmente inovadora e competente, os passos necessários na área de segurança pública e a necessidade de uma reforma administrativa que tire do sufoco as administrações públicas do país, entre outros assuntos relevantes para melhoria da administração dos governos de uma forma geral, no seminário do LIDE Brazil (Grupo de Líderes Empresariais) realizado em Nova York nessa terça-feira (14) e o Jornal Brasil Central divulgou ao vivo parte do discurso dele. O LIDE é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada.
Caiado disse que se há equilíbrio fiscal o governador está fazendo a tarefa de casa. “Todo mundo sabe como realmente fazer, mas sempre fica a pergunta: será que foi fazer e vou me reeleger?”, observou, acrescentando que é preciso ter coragem para fazer. Afirmou que foi assim que Goiás, com ele, melhorou suas contas e chegou a um equilíbrio fiscal, com um caixa de R$ 12 bilhões. “Outra dificuldade nossa é a reforma administrativa. Essa situação precisa ser enfrentada e nós governadores não damos conta se não tiver um passo mais acelerado por conta do governo federal”, afirmou. Sobre a educação, Caiado disse que o problema do Brasil não é o gasto pequeno com setor. “Pelo contrário, estamos ali entre os seis que mais investem na educação e os resultados são medíocres, ridículos”, explicando que a maior nota do IDEB gira em torno de 4,95 e que isso não qualifica ninguém.
Falou também que o trabalho que desenvolveu em Goiás na segurança pública foi determinante para que os empresários passagem a enxergar Goiás como um estado bem avaliado no país. “As pessoas hoje não estão fazendo conta daquilo que está tomando o comando dos governos estaduais. Muitas regiões hoje são 100% governadas e controladas pelas facções criminosas e com isso inibindo o empresário e retraindo o investimento em cada um dos estados”, acrescentou, observando ainda que teve de fazer leis mais duras em Goiás e impôs um slogan de que “o bandido ou muda de profissão ou muda do estado de Goiás”. Caiado foi muito aplaudido pelos presentes em sua fala.
ABC Digital