Caiado disponibiliza Forças policiais de Goiás para atuação no Rio de Janeiro
Após operação policial no Rio de Janeiro que culminou com diversas mortes, o governador Ronaldo Caiado anunciou a disposição de ceder integrantes das forças policiais de Goiás para atuar naquela localidade, em apoio aos policiais daquele estado. Ao justificar a oferta, Caiado reforça que a segurança pública em Goiás é exemplo para todo o Brasil. “Temos segurança plena porque atuamos de forma integrada no combate ao crime. Uma sala de controle localizada na sede da Polícia Federal reúne a inteligência da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Penal, da Polícia Rodoviária Federal e da própria Polícia Federal, que trabalham em conjunto para combater o crime”, declarou Caiado à TV Brasil Central.
O presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, coronel Alan Pereira Cardoso, reforça que Goiás dispõe de policiais preparados para ações como as que são realizadas no Rio de Janeiro. “Obviamente não é todo policial que está pronto, mas temos unidades como o Batalhão de Operações Policiais Especializadas (Bope) em que os agentes têm treinamento adequado, inclusive realizado no Rio de Janeiro, em parceria com o Bope local”, explicou. Alan Cardoso lembrou também que policiais goianos participaram de ações em unidades pacificadoras no Morro Santa Marta, no Rio, e conhecem de perto a realidade.
As forças policiais goianas já participaram de outras missões fora do estado, como apoio no episódio da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais; nas enchentes do Rio Grande do Sul e nas queimadas do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. O coronel Alan Cardoso ressalta que nas ações de combate ao crime organizado é preciso retomar os territórios, manter a presença do estado no local e levar uma gama de serviços. “Em Goiás, temos êxito porque junto com a segurança temos um sistema educacional adequado, um sistema penal que funciona e ações sociais que garantem o bem-estar das pessoas”, concluiu.
ABC Digital


