Caiado destaca a extensão rural como instrumento de transformação social
Goiânia sediou, de quinta-feira a sábado (1º a 3) a 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), entidade que reúne as unidades de assistência técnica e extensão rural nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A atuação é voltada aos pequenos produtores rurais com o objetivo de orientar e diversificar os processos produtivos por meio da assistência da técnica e da adoção de novas tecnologias, Os participantes do evento foram recebidos na quinta-feira (1º) pelo governador Ronaldo Caiado no Palácio das Esmeraldas, como mostrou o Jornal Brasil Central de sábado (3).
“A Emater é o instrumento de alavancagem da evolução social nos estados, uma vez que os pequenos produtores rurais muitas vezes vivem em condições difíceis de sobrevivência pela baixa renda que têm; e quando são assistidos pelas Emater são capazes de mudar sua realidade, porque aprendem a fazer o certo, a produzir melhor e a adotar novas tecnologias, além de adquirir conhecimento sobre mercado e comercialização dos produtos”, enfatizou Ronaldo Caiado. O governador foi alvo de uma homenagem prestada pela Asbraer, em reconhecimento ao apoio e fortalecimento da extensão rural em Goiás.
O presidente da Asbraer, Luciano Brandão, reforçou a atuação das unidades de assistência técnica e extensão rural. “Elas são responsáveis pela aplicação das políticas públicas para o setor, apoiando o desenvolvimento de um segmento que coloca 86% dos alimentos nas mesas dos consumidores”, disse. Já o presidente da Emater-Goiás, Rafael Gouveia, falou sobre a importância da assembleia geral da Asbraer, ocasião em que as unidades dos estados podem trocar experiências e promover maior integração buscando a melhoria dos serviços prestados.
ABC Digital