Caiado critica reforma tributária em evento da FGV

O governador de Goiás participou do Seminário Reflexões sobre a Reforma Tributária promovido pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro

O governador Ronaldo Caiado proferiu palestra, nesta segunda-feira (21), no Seminário Reflexões sobre a Reforma Tributária, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro. Ao lado de juristas e lideranças políticas de todo o País, ele ressaltou que tem buscado especialistas para pensar nos impactos da PEC da reforma tributária já aprovada na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado, conforme mostrou reportagem exibida nesta terça-feira (22) no programa O Mundo em sua Casa.

Caiado manteve as críticas em relação a alguns pontos do texto da reforma tributária. Segundo ele, não se pensou “em nenhum momento no desenvolvimento regional”. O governador de Goiás também criticou a proposta de criação de um Conselho Federativo que, segundo ele, será formado “com 54 membros, capazes de substituir os 27 governadores e os 5.670 prefeitos no País”.

Ronaldo Caiado apresentou dados do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), os quais apontam que pelo menos 102 dos 246 municípios goianos passariam a registrar perdas nos repasses de recursos financeiros. Conforme o estudo do IMB, essas cidades, em média, teriam prejuízos de, no mínimo, 21% na arrecadação. Ele citou que os municípios goianos mais ricos seriam os maiores prejudicados, principalmente aqueles com atividades econômicas baseadas na agropecuária e na mineração. No próximo dia 29 será realizada uma audiência no Senado para discutir a reforma tributária. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, convidou todos os governadores e governadoras do País e garantiu que haverá um quórum numeroso de parlamentares.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo