Caiado busca apoio federal para impulsionar a economia goiana

Governador se reuniu com ministros em busca de atenção para produtores de municípios atingidos pela estiagem e de investimentos para impulsionar a cultura e o turismo no Estado

Em compromissos administrativos cumpridos na terça-feira (6) em Brasília, o governador Ronaldo Caiado, assessorado por auxiliares, se reuniu com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para pedir apoio aos produtores rurais de 22 municípios que tiveram perdas de lavouras e prejuízos por causa da irregularidade das chuvas. Também se reuniu com o ministro do Turismo, Celso Sabino, ocasião em que solicitou reforço na divulgação e investimentos nos setores de cultura e turismo do Estado. Antes, no período da manhã, Caiado e o presidente da Assembleia Legislativa. Bruno Peixoto, participaram de reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a legitimidade de uma lei estadual que regula a prestação de contas por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todos os compromissos foram mostrados em reportagens da Brasil Central.

“Coloquei para o ministro Waldez Góes as dificuldades dos produtores de 22 municípios afetados pela irregularidade das chuvas e solicitei a publicação de um decreto que coloca esses municípios em estado de emergência, para que eles possam requerer maior prazo para pagar dívidas e tenham condições também de requerer o seguro agrícola”, explicou o governador. Ainda no Ministério da Integração, Caiado solicitou a edição de outro decreto que coloca Goiás em estado de emergência viral e sanitária, por causa dos surtos de dengue e Covid-19 que acometem o Estado.

Cultura e Turismo

Na reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino, as autoridades tiveram oportunidade de mostrar o que Goiás vem realizando nas áreas de cultura e turismo, em especial a consolidação de festivais como o Fica (Goiás), o Canto da Primavera (Pirenópolis) e as Cavalhadas (em 15 municípios do Estado). “Apresentamos ao ministro todo o nosso potencial cultural e turístico e reafirmamos o cumprimento do nosso dever de casa. Diante disso, apresentamos projetos visando o fortalecimento desses segmentos, seja na divulgação nacional e internacional, seja nos investimentos para aumentar a geração de emprego e renda no Estado”, justificou Caiado.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, enfatizou que os setores de cultura e turismo têm potencial para avançar muito mais com novos incentivos. O secretário da Retomada, César Moura, observou que a parceria com o Governo Federal é fundamental para impulsionar todos os projetos culturais do Estado, assim como as iniciativas que visam fortalecer o turismo, dois segmentos de grande relevância para Goiás, capazes de contribuir para movimentar a economia goiana. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, reforçou que a meta é colocar Goiás em novo patamar, para que se consolide como um dos principais destinos turísticos do País.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo