Caiado anuncia inclusão de conselheiros tutelares no Ipasgo Saúde
Todos os 1.315 conselheiros tutelares que atuam nos 246 municípios goianos terão a oportunidade de contar com o atendimento oferecido pelo Serviço Social Autônomo de Assistência Social à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado na quarta-feira (17) em evento do Goiás Social que promoveu capacitação desses profissionais, eleitos pela comunidade para atuar como guardiões da lei, receber denúncias, proteger e dar dignidade às crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos e/ou quaisquer tipos de violação de seus direitos. O tema foi mostrado em reportagem da Brasil Central no programa O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (18).
“Eu recebi a solicitação dos conselheiros e já determinei o encaminhamento de um projeto de lei à Assembleia Legislativa, em caráter de urgência, para que todos estejam incluídos no Ipasgo Saúde”, assegurou Caiado. Na ocasião, o governo ainda entregou mais de mil smartphones apreendidos e doados pela Receita Federal ao Goiás Social para auxiliar as equipes. “Com esses aparelhos, os conselheiros tutelares terão mais agilidade para acompanhar e executar as políticas públicas”, salientou a primeira-dama Gracinha Caiado.
O tema central da capacitação foi Atribuições e Competências de Conselheiros Tutelares, com palestras ministradas pela consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Camila Dias, e pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Edson Lucas Viana, especialista em direitos da criança e do adolescente. “É preciso apoio institucional, estrutura, recursos e treinamento. Esta é a capacitação de qualidade que estamos promovendo”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.
ABC Digital