Brasil Central conquista o Selo Diamante do Prêmio Goiás Mais Transparente

A Agência Brasil Central (ABC) recebeu o Selo Diamante na 6ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente, uma iniciativa do Governo de Goiás por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO). A autarquia atingiu 100% dos critérios de acesso à informação, de acordo com o regulamento estabelecido para este ano. O anúncio foi feito em solenidade realizada nesta quarta-feira (11) no Garibaldi Restaurante, em Goiânia, com as presenças do secretário-geral da ABC, Mardem Costa Jr., representando o presidente Reginaldo Júnior; do responsável pelo Planejamento da Agência, Maurício Nascimento; e do servidor da área, Érico Vinicius Coelho.

A sexta edição do Prêmio Goiás Mais Transparente teve como objetivo dar continuidade ao aprimoramento da transparência pública estadual, considerando os avanços obtidos nas edições anteriores do certame. “A transparência é uma obrigação fundamental na administração pública e a premiação reconhece os esforços que empreendemos diariamente na entrega de produtos de comunicação relevantes ao público e ainda em conformidade com as boas práticas de gestão”, destacou Mardem.

Autoavaliação

A novidade desta edição do prêmio foi a realização das consultorias presenciais, feitas pelo corpo técnico da CGE-GO, em todas as 52 entidades participantes. Diferente dos anos anteriores, não foi elaborado um ranking de transparência das organizações. As próprias instituições promoveram uma autoavaliação, de forma a estimular que estas acompanhem sua evolução no que diz respeito ao quesito da transparência.

Conforme a CGE-GO, a premiação utilizou metodologias de avaliação da transparência ativa desenvolvidas pelo órgão, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO). Foram estabelecidos critérios de avaliação de conformidade das páginas de acesso à informação, observando as normas nacionais e estaduais de transparência, em itens como .estrutura organizacional, competências, cargos e ocupantes, perguntas e respostas frequentes da sociedade, receitas, despesas, convênios e transferências, pessoal/diárias, licitações, contratos e obras, patrimônio, planejamento e prestação de contas, serviços de informações ao Cidadão (como a Ouvidoria) e acessibilidade.

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