Bombeiros e PM apontam danos e orientam população para evitar incêndios
Estiagem prolongada, umidade baixa, temperatura elevada e ventos são ingredientes que favorecem o surgimento de focos de incêndios em áreas urbanas e rurais, situação que causa diversos danos à saúde da população e ao meio ambiente. Diante do aumento do número de casos e das consequências, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e a Polícia Militar fazem alerta à população para estar atenta e tomar cuidado para não provocar incêndios e contribuir com medidas de prevenção, como mostrou reportagem no TBC News de segunda-feira (9).
“Orientamos a população no sentido de que jamais utilize o fogo para limpar lote ou eliminar lixo, porque isso pode resultar em grandes incêndios”, enfatizou o dirigente do Comando de Operações de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Martins. O tenente-coronel Marcelo Veloso, do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), relatou que a Polícia Militar está atenta e atua de forma preventiva e ofensiva. “No fim de semana foram efetuadas três prisões de pessoas que estavam ateando fogo em vegetação nas áreas urbanas de Caldas Novas, Mineiros e Itumbiara”, enfatizou ele, reforçando que essas atitudes são criminosas e podem causar grandes danos às pessoas e ao meio ambiente.
Controle
O chefe de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Warley Martins, informou que os bombeiros atuam com firmeza no combate e controle dos incêndios. “Nós utilizamos viaturas com dispositivos adequados para combater qualquer foco de fogo, bem como drones com equipamentos para detecção de calor, o que facilita a localização e o combate dos focos de incêndio”, declarou ele.
O gerente de Gestão Sustentável e Prevenção de Incêndios da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), Bruno Paulino, relatou que, em relação às áreas de preservação ambiental, a situação está sob controle. “Hoje não temos focos de incêndios em nenhuma área de conservação. De um total de 135 mil hectares monitorados, apenas 1,5% foi afetado por queimadas nesta temporada”, disse ele, enfatizando que os brigadistas desempenham papel fundamentais na prevenção e controle dos incêndios.
ABC Digital