Turismo, agro e política em pauta no Boa Noite Goiás
O crescimento do turismo goiano acima da média nacional, o lançamento da temporada de pesca esportiva 2025, os novos projetos e ações para estimular ainda mais o setor e a consolidação de polos turísticos em todas as regiões de Goiás foram temas abordados pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, no programa Boa Noite Goiás de terça-feira (25). “Alcançamos em 2024 o 3º maior crescimento do setor turístico entre os estados brasileiros e continuamos com a disposição de promover fortemente o turismo goiano, inclusive prospectando mercados no Brasil e no exterior”, enfatizou o dirigente da Goiás Turismo. Sobre a temporada de pesca esportiva, Fabrício Amaral informou que serão investidos este ano cerca de R$ 2 milhões, para apoiar torneios que vão de março a outubro. Além disso, há também um amplo trabalho de conscientização de estudantes para a importância da preservação ambiental, inclusive com premiação das melhores redações. “Todo o nosso foco é na sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que estimulamos a economia do estado e dos municípios”, observou Amaral.
Na quarta-feira (26), o apresentador Paulo Beringhs recebeu no programa Boa Noite Goiás o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende, que abordou temas relevantes do agronegócio goiano, como o aumento da produção agrícola, o avanço da pecuária, o crescimento das exportações e as políticas públicas do governo de Goiás que garantem apoio aos setores produtivos, com foco na segurança alimentar da população. “Vamos colher na atual safra 8% a mais do que foi produzido na safra 2023/2024, o que coloca Goiás como o quarto maior produtor de grãos do Brasil”, ressaltou Pedro Leonardo, acrescentando que o estado prima também pela diversificação da produção. “Goiás não é só soja, milho e sorgo. É também grande produtor de tomate de mesa e industrial, de hortaliças e de frutas que abastecem os mercados consumidores. O governador Ronaldo Caiado tem compromisso com a produção de alimentos e por isso executa políticas públicas que apoiam principalmente produtores familiares, como crédito subsidiado e Programa de Aquisição de Alimentos”, destacou. Em outro ponto, o secretário falou ainda do avanço da atividade pecuária (bovinocultura, suinocultura e avicultura), que tem forte impacto na balança comercial goiana.
A deputada federal Flávia Morais foi a entrevistada no programa Boa Noite Goiás de quinta-feira (27), oportunidade em que foi sabatinada pelo apresentador Paulo Beringhs sobre diversos temas, desde questões políticas até projetos de interesse público propostos pela parlamentar. “A excessiva polarização política que vemos no Brasil prejudica a discussão de temas importantes para a população e o que temos feito é elaborar e aprovar projetos mais propositivos nas áreas de educação, saúde e atendimento social”, afirmou a deputada. Ele criticou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vetar o projeto de sua autoria, que equiparava a Diabetes Mellitus tipo 1 à uma deficiência, o que garantia benefícios específicos para as pessoas portadoras da doença. Em outro ponto, Flávia Morais falou do projeto seu que está em discussão, relativo à criminalização da fabricação, importação e comercialização de cigarros eletrônicos, pelos males que causam à saúde das pessoas. Flávia Morais discorreu também sobre emendas propostas por ela para atender instituições beneficentes e municípios goianos, em especial na assistência social.
ABC Digital