Boa Noite Goiás discute meio ambiente, transporte coletivo e saúde
O Boa Noite Goiás desta terça-feira (11) marcou o retorno do programa ao horário ao vivo habitual, às 19h30, com entrevista com a deputada Rosângela Rezende. Ela começou falando sobre a viagem com a missão oficial à Índia e também sobre a sua atuação na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. “Vieram dos municípios 250 propostas, que foram sintetizadas em 20 que vão ser encaminhadas para a etapa nacional. Nacionalmente, serão discutidas as políticas públicas, especialmente para Goiás, como cuidar do nosso Cerrado, que é o bioma com maior diversidade do mundo”, explicou. A parlamentar também comentou sobre o projeto de lei de sua autoria, que classificou o Rio Araguaia como patrimônio natural, histórico, cultural, paisagístico, ecológico e social goiano. Ela falou ainda da instalação de uma unidade de policlínica em Mineiros e sobre o trabalho das Procuradoria Especial da Mulher da Alego.
O presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa, foi o convidado do Boa Noite Goiás de quarta-feira (12). O dirigente comentou sobre a reformulação da rede da região metropolitana, que passou por aumento e modernização. “Existe uma preocupação muito grande com a questão da energia que vai mover esses veículos. Sempre pensando em uma energia mais sustentável, energia limpa. Para isso, foram adquiridos os primeiros ônibus à diesel e os ônibus elétricos. Hoje, iniciamos a operação e testes do primeiro ônibus a biometano, que vai ficar quatro meses em teste”. Ele explicou que os ônibus a diesel tem o nível de emissão de poluentes equivalente ao de uma motocicleta e que os movidos a biometano poluem até 90% a menos que os veículos tradicionais. Ele comentou ainda que, até o início de 2026, 100% da frota da região metropolitana de Goiânia será de ônibus zero-quilômetro, o que corresponde a 1.500 veículos. Os investimentos em segurança para os usuários, reforma de estações e terminais e o congelamento de tarifa também foram pautas no programa.
O secretário de Estado de Saúde, Razível Santos, foi o convidado Boa Noite Goiás na quinta-feira (13). Ele começou falando que a data marca os 5 anos do decreto de emergência sanitária devido à Covid-19 e analisou que a instalação de leitos de UTI em diversas áreas do estado foi um legado positivo da pandemia. Ele reforçou a importância da vacinação para prevenir doenças evitáveis, como a dengue, gripe e Covid, ao reforçar as evidências científicas que compravam sua segurança e eficácia. “A hesitação vacinal é um grande mal que precisa ser combatido e combatemos isso com informação”, resumiu. O secretário comentou também sobre os serviços de saúde oferecidos pelo Goiás Social, a atuação do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) na área da cirurgia bariátrica e com o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead), além do andamento das obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). Razível também divulgou o próximo evento a ser realizado na área. “Quero convidar todos os prefeitos, os secretários municipais de saúde para o Integra Saúde Goiás, que vai acontecer dia 20, no Centro de Convenções, vamos discutir sobre todo o aparato técnico que a secretaria de estado da Saúde tem para apoiar os novos gestores. Para que a gente possa obter êxito na implantação das políticas do estado lá no município”, arrematou.
ABC Digital