Boa Noite discute política, desafios econômicos e sociais do Brasil
Na edição desta terça-feira (21) do programa Boa Noite, o tema central foi “Ricos x Pobres: a narrativa que move Lula”. O debate contou com a presença do professor e historiador Habib Badião e do professor de Direitos Humanos Marajá João Alves. A discussão girou em torno das recentes declarações do presidente Lula, que voltou a criticar a alta da taxa Selic, além de tocar em temas como inflação, aumento da tarifa de energia elétrica, segurança pública, educação e o anúncio de Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência.
Durante o programa, Badião questionou a atual polarização entre ricos e pobres, defendendo que uma nova perspectiva: “A modernidade não é direita nem esquerda, nem o bom funcionário, nem o mau funcionário, hoje as empresas estão trabalhando com coaching, porque todos os funcionários são bons, basta você ver o lado bom de cada um. Não tem esse negócio de rico e pobre”, afirmou o historiador. Já Marajá João Alves destacou a importância de pensar o país de forma estratégica: “Quando falamos de juros, temos que falar de austeridade dos gastos”, disse. Ele também ressaltou as potencialidades do Brasil: “Somos um país com tanta riqueza natural, um clima perfeito, solo agricultável, a gente consegue fazer até três safras por ano, tanta tecnologia. Somos pioneiros no álcool, no etanol, em energia limpa. Em algumas áreas o Brasil é exemplo pro mundo inteiro”.
Na pauta da educação, os convidados comentaram o novo modelo de ensino do Lyceu de Goiás, que passará a ser bilíngue, com aulas em francês, além da inauguração da reforma do Colégio Estadual Itajiba Laureano Dorneles, em Aparecida de Goiânia. A atuação do STF e o papel do Judiciário também foram pontos de análise no programa, que trouxe diferentes visões sobre o momento político atual, com foco nas ações do governo e nos desafios de desenvolvimento econômico e social do Brasil.
ABC Digital


