Boa Noite debate desafios da segurança pública no Brasil
O Boa Noite destq quarta-feira (29), discutiu o tema “Crise na segurança: o Brasil perdeu o controle?”, com foco nos recentes episódios de violência e nas ações policiais no Rio de Janeiro. O apresentador Paulo Beringhs destacou a importância de analisar o cenário com um olhar regional. “Estamos tentando fazer um olhar goiano sobre tudo isso que está acontecendo no nosso país. Mas não podemos perder de vista como está o estado de Goiás”, analisou.
Os convidados Moisés Marcione, advogado e psicanalista, e José Elias Domingos, sociólogo, analisaram os impactos da megaoperação policial no Rio. Marcione afirmou que a ação foi necessária e que o governo federal tem falhado no combate ao avanço do crime organizado. “O que foi feito no Rio de Janeiro é uma demonstração clara do cuidado com a segurança pública, que foi desprezado pelo governo federal. O que foi feito no Rio de Janeiro deveria ser expandido para o restante do país”, assegurou. Já José Elias chamou atenção para os riscos de uma atuação policial sem integração com a inteligência nacional. “Se formos pensar em como a polícia vai se articular por meio desse tipo de atuação, sem pensar também em uma ação integrada com a inteligência do governo federal, vamos acabar vendo mais ações apenas ostensivas nas favelas, enquanto os verdadeiros chefes do crime continuam soltos”, afirmou.
O programa também exibiu uma entrevista com o governador Ronaldo Caiado, que defendeu tratar a crise da segurança como um problema nacional. Foram apresentados ainda reportagens sobre o lançamento do novo álbum do cantor João Caetano e os debates na Assembleia Legislativa de Goiás. Com participação ao vivo de Brasília, o repórter Alex Atanásio mostrou a repercussão do tema entre os parlamentares e trouxe entrevistas com alguns deputados federais.
ABC Digital


