Boa Noite debate cenário político nacional

A política nacional deu o tom da edição do Boa Noite, exibido na terça-feira (16) pela TV Brasil Central, ao colocar em pauta o embate entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa analisou o tema “Caiado desafia Lula: ‘Vem pro debate’”, a partir da declaração do presidente de que pretende percorrer o país no próximo ano para comparar as políticas sociais do governo federal com as de estados administrados pela oposição, provocação que foi prontamente rebatida por Caiado, que se disse disposto ao confronto de ideias.

Durante a atração, foram exibidos trechos do debate presidencial de 1989, quando Caiado e Lula disputaram a Presidência da República. O programa também abriu espaço para discutir as expectativas para os debates de 2026, que, segundo os comentaristas, podem repetir um clima de forte polarização. A equipe da TV Brasil Central ainda ouviu as opiniões dos deputados federais Gustavo Gayer e José Nelto sobre as falas de Caiado e Lula. O Boa Noite também exibiu reportagem sobre votação de projeto de lei na Assembleia Legislativa, que autorizou a adesão do estado de Goiás ao programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Um dos convidados do programa, o advogado e comentarista político Cláudio Dias avaliou que a fala de Caiado reflete uma cobrança por temas estruturais. “A minha opinião sobre a fala de Caiado é exatamente a realidade. Quando você tem uma realidade posta, com números. O governo federal segue acreditando que dar uma bolsa, dar algo para a população de baixa renda vai trazer benefícios, mas o que precisa ser enfrentado realmente é o que Caiado tem falado, que é a questão da criminalidade, obras, a inflação alta e, em especial, o combate ao crime organizado”, afirmou. Já o vereador Sargento Novandir reforçou que políticas sociais não devem ser abandonadas. “Uma certeza que você pode ter é que a direita jamais irá cancelar um benefício. O governo do estado de Goiás é de direita e é um dos estados em que o governo mais cuida das pessoas humildes e isso não vai acabar”, declarou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo