Avanço do PL Antifacção domina discussões no Boa Noite
O Boa Noite, exibido na terça-feira (18), discutiu o avanço do projeto de lei que endurece o combate às facções criminosas no país. Com o tema “Motta garante: PL Antifacção será votado hoje”, o programa abordou temas como os debates sobre o cenário político nacional, propostas mais rígidas para segurança pública, além de exibir reportagem especial sobre os 50 anos da TV Brasil Central. A contadora e comentarista política Ana Flávia Resende e o advogado e mestre em Direito Cláudio Dias foram os convidados para analisaram os efeitos e os desafios do novo projeto aprovado na Câmara dos Deputados.
Ana Flávia destacou que o texto aprovado representa o modelo mais adequado para enfrentar o avanço das organizações criminosas. Ela afirmou que “o projeto ideal é o aprovado” e reforçou a expectativa de melhorias práticas para o cidadão. “Espero que quem ganhe seja o cidadão brasileiro, que anseia por mais segurança. Eu quero muito que avanços na área de segurança pública sejam promovidos. Eu não concordo em colocar os grupos políticos à frente do interesse do cidadão. A pauta precisa avançar”, declarou.
Cláudio Dias, por sua vez, alertou para a gravidade do domínio territorial exercido por facções e para os riscos de medidas extremas, como a pena de morte. “Esses grupos já dominam mais de 20% do território nacional. O que aconteceu no Rio de Janeiro foi uma resposta a essas facções criminosas de que o Estado tem condições e tem força para enfrentá-los e derrotá-los. Sabemos que, de fato, é uma guerra. Por isso o projeto para equipará-los a grupos terroristas”, afirmou. Ele ponderou, porém, que “podemos ter inocentes sendo executados”, defendendo melhorias no processo penal, investimento em educação e trabalho dentro das unidades prisionais e a construção de novos presídios. O Boa Noite também exibiu participação do repórter Alex Atanásio, direto de Brasília, mostrando a movimentação no Congresso e a tramitação do projeto, que agora segue para o Senado.
ABC Digital


