Alunos de escolas públicas recebem vacinas contra a dengue

Ação preventiva é resultado de parceria firmada pela Secretaria Estadual de Saúde com a Secretaria de Saúde de Goiânia e com as unidades escolares do Estado e do município


Com elevada incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Goiás, as autoridades do setor de saúde ampliam as medidas de prevenção e controle dessas doenças. Com esse foco, alunos de 10 e 11 anos matriculados em escolas do Estado e do município estão recebendo a vacina contra a dengue na própria escola, como mostrou reportagem no programa O Mundo em Sua Casa desta terça-feira (27).

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Flúvia Amorim, destacou a importância da imunização, especialmente agora que a Universidade Federal de Goiás divulgou resultado de pesquisa que detectou ovos de Aedes aegypti contendo ao mesmo tempo vírus da dengue, chikungunya e zika. “A possibilidade de um único mosquito transmitir essas três doenças nos leva a um quadro ainda mais crítico, porque aumenta o risco do avanço simultâneo dessas epidemias”, enfatizou ela.

Diretores de escolas e alunos aplaudem a iniciativa, que facilita a vida dos pais que não precisam se deslocar para postos de saúde com seus filhos. Nos dois primeiros meses deste ano, Goiás já teve mais de 24 mil casos de dengue, além de muitos casos de chicungunia e zica, com registro de 13 mortes por dengue. Até domingo último (25 de fevereiro), foram aplicadas no Estado 5.148 doses de vacinas em crianças de 10 e 11 anos. O montante enviado pelo Ministério da Saúde ainda não é suficiente para atender outras faixas etárias.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo