Alta genética do gado leiteiro goiano é destaque internacional

Goiás recebeu visita de comitiva de embaixadores interessados em conhecer tecnologia de produção de embriões com melhoramento genético, que resulta em leite com baixa lactose

Clique na imagem para assistir a matéria

A produção de embriões de gado leiteiro de alta qualidade em Goiás tem atraído a atenção de pecuaristas e de laticínios de diversos países. A Estância Tamboril, localizada em Bela Vista de Goiás, recebeu a visita de embaixadores de oito países, como Trinidad e Tobago, Panamá, Barbados, República Dominicana, Haiti, Nicarágua e Índia, interessados em conhecer a tecnologia e levá-la para seus países. A Estância, fundada em 2008, tem mil animais de diversas raças e que produzem 10 vezes acima da média nacional, daí o grande interesse dos grandes criadores do Brasil e do mundo todo. O pecuarista Amarildo Gonçalves concedeu entrevista à equipe do Jornal Brasil Central Edição da Noite deste sexta-feira (6) e explicou que os melhoramentos genéticos resultam em um leite com baixo teor de lactose. “Os animais que produzimos aqui hoje tem uma proteína, uma betacaseína, que combate o açúcar do leite. Então, esses animais produzem um leite com maior facilidade de ingestão. As pessoas não vão ter problemas com relação à indisposição intestinal, problemas alérgicos. É um leite que hoje desperta interesse do mundo”, analisou.

Os embriões comercializados pela fazenda goiana são resultado de décadas de investimento em genética e reúnem em seu plantel mais de 200 famílias diferentes de animais, entre os mais produtivos do mundo. O chefe de missão da embaixada da Índia, Baisnab Pradhan comentou durante entrevista para a equipe da TV Brasil Central sobre as expectativas de negócios e parcerias com os produtores brasileiros. Ele contou que o governo indiano já deu alguns passos nesse sentido, com a assinatura de convênio com a Embrapa para a realização de treinamentos de biotécnicas reprodutivas.

O secretário de Estado de Assuntos Internacionais, Giordano Sárvio acompanhou a visita e falou da representatividade de Goiás na produção leiteira. “O agro é um negócio extremamente importante para o desenvolvimento do estado. A tecnologia de melhoramento genético que é desenvolvida aqui na Estância Tamboril é algo que não tem par em lugar nenhum do mundo”, exaltou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo