Agência Brasil Central participa da campanha Novembro Azul

Em uma ação conjunta do Sesmt e da Cipa, todos os servidores vão receber laços de cor azul para a conscientização a respeito do câncer de próstata

Novembro é o mês da conscientização a respeito das doenças masculinas, com ênfase para a prevenção do câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, este tipo de câncer é a causa da morte de 29,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Os principais sintomas do câncer de próstata são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, e presença de sangue na urina ou no sêmen. Porém, na fase inicial, a doença não apresenta sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Por isso, a importância do diagnóstico precoce.

São considerados fatores de risco o histórico familiar de câncer de próstata, a cor da pele (homens negros têm maior incidência da doença) e obesidade. Mesmo sem sintomas, homens com mais de 45 anos de idade com fatores de risco, ou com mais de 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico urologista para conversar sobre a necessidade dos exames do toque retal ou de sangue PSA.

Campanha na ABC

A campanha Novembro Azul, realizada anualmente neste mês, tem o objetivo de sensibilizar os homens sobre sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Na Agência Brasil Central, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizam ação conjunta relativa à campanha.

O presidente da Cipa, Lourival Eufrasino de Faria, vai distribuir a todos os servidores da Agência um pequeno laço azul, símbolo da campanha, para que seja afixado em suas roupas ao longo do mês. E as luminárias da ABC ganharam este mês iluminação especial, com tonalidade azul.

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