Acordo transforma Hospital Regional de Catalão em Hospital Universitário
Em evento realizado na terça-feira (25), em Catalão, o governador Ronaldo Caiado, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o prefeito do município, Velomar Rios, formalizaram a transformação do Hospital Regional de Catalão em Hospital Universitário, unidade que será gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e passa a integrar a Rede de Hospitais Universitários Federais, em conjunto com a Universidade Federal de Catalão (UFCat). A cerimônia, que reuniu outras autoridades do governo federal, do estado e do município, foi mostrada no programa O Mundo em Sua Casa desta quarta-feira (26).
“Este acordo de cooperação que acabamos de firmar em Catalão será referência para Goiás e para o Brasil, tanto na formação de profissionais qualificados para a medicina quanto no atendimento à população local e de vários municípios da região”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado. Ele reforçou ainda que a unidade complementa a regionalização da saúde promovida pelo estado desde 2019. O ministro Camilo Santana destacou a importância do acordo. “Esse hospital vai atender as atividades de ensino e pesquisa em nossa universidade, mas será fundamental também para atendimento da população, já que será ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A adaptação do Hospital Universitário de Catalão para Hospital Universitário recebeu investimentos de R$ 80 milhões. A unidade, que foi construída pela prefeitura de Catalão, tem 12,6 mil metros quadrados de área construída, 203 leitos, inclusive de UTI, enfermaria de urgência pediátrica e UTI Neonatal. O prefeito Velomar Rios anunciou que o novo hospital entrará em funcionamento em agosto ou setembro. Ao final do evento, o ex-prefeito de Catalão, Adib Elias, e a reitora da UFCat, entregaram a escritura do imóvel ao governo federal.
ABC Digital