ABC Digital: surfando na onda das redes sociais

Área de comunicação caçula da Brasil Central reúne redes sociais, site institucional e informativo da casa, em busca de divulgação, novas linguagens, seguidores, curtidas e visualizações

A ABC Digital é a área de comunicação mais recente em atividade dentro da Brasil Central. Subordinada à Gerência de Imprensa Oficial e Mídias Digitais, foi criada em 2019 e veio se somar às emissoras de TV e rádio da autarquia. Seus propósitos são divulgar notícias e ações da autarquia, e experimentar as novas linguagens das redes sociais, conquistando seguidores, curtidas e visualizações.

A área reúne jornalistas, estagiários e menores aprendizes, que atuam no site institucional da ABC/Semana Brasil Central, YouTube e redes sociais, principalmente no Instagram da TV Brasil Central, Rádio Brasil Central AM, RBC FM e Agência Brasil Central. Dentro do projeto de reestruturação física da Brasil Central, a equipe das redes sociais ganhou um espaço moderno, denominado coworking, de trabalho colaborativo e mais adequado à linguagem das mídias sociais.

De acordo com a coordenadora da ABC Digital, Emanuelle Winder, são postados no Instagram conteúdos jornalísticos (notícias de última hora e pautas mais quentes), ações internas da Agência e os bastidores do trabalho do pessoal que produz noticia e entretenimento nas rádios e na TV. O Instagram da TBC, por exemplo, já tem quase 21 mil seguidores, sendo que seis meses atrás eram 16 mil, conta a coordenadora.

YouTube

A ABC Digital tem atuado fortemente no YouTube, possibilitando que os internautas possam assistir ao vivo os principais telejornais e programas de entretenimento da emissora, independente de onde estiverem, e ainda interagir com comentários, sugestões e críticas sobre o atual momento político brasileiro. O canal no YouTube da TV Brasil Central contabiliza atualmente 336 mil seguidores e esse número não para de crescer.

Para Emanuelle Winder, o maior desafio da ABC Digital é conseguir acessar todos públicos. “Nossa intenção, com as redes sociais, é abraçar todo mundo: o senhor que assiste a TV e tem conta no Instagram, o adolescente que não gosta de televisão aberta mas está ligado nas mídias sociais, o trabalhador que acompanha nossa programação na hora de folga que ele tem”, cita.

A coordenadora acrescenta que o objetivo é abraçar o mundo, pois as mensagens das redes sociais não ficam restritas a Goiânia ou Goiás, elas ultrapassam todas as fronteiras. Outro ponto positivo apontado por ela é abrir as portas a novos talentos, ao receber estagiários e menores aprendizes que atuam no dia a dia da ABC Digital. Sobre os projetos futuros, informa que a meta é aumentar significativamente o número de seguidores, curtidas e visualizações, e estar cada vez mais próximo e interagindo com o público.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo