Estado e prefeitura comemoram 100 anos do estilo Art Déco e anunciam investimentos em preservação
O governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participaram na segunda-feira (29) das comemorações dos 100 anos do estilo Art Déco, tendência arquitetônica que surgiu na França em 1925 e que moldou a identidade visual de Goiânia a partir do ano de 1929, quando foram iniciadas as obras da nova capital. O evento foi realizado na antiga estação ferroviária de Goiânia, prédio que é um dos principais símbolos Art Déco em Goiânia, com cobertura especial da Brasil Central.
“Temos que ter um compromisso com a nossa história, para que esses prédios não desapareçam do estado de Goiás”, enfatizou Caiado. Ele informou que em sua gestão, iniciada em 2019, já foram investidos mais de R$ 300 milhões no setor cultural, incluindo as restaurações de prédios públicos principalmente na Praça Cívica, onde está o maior número de prédios Art Déco, bem como em igrejas históricas tombadas como patrimônio histórico de Goiás. “E vamos investir mais, em conjunto com o município, para retomarmos a beleza e a importância histórica do estilo Art Déco em Goiânia”, assegurou Caiado.
Comemorações
O prefeito Sandro Mabel anunciou que serão realizados diversos eventos culturais e educativos para celebrar o estilo Art Déco, ao longo do ano, até o aniversário da capital em outubro. Em parceria com o estado, a prefeitura vai revitalizar vários prédios históricos do centro de Goiânia e construir o Palácio dos Games e Palácio da Cultura na área do antigo Jóquei Clube de Goiás.
“Vamos mexer numa série de fachadas de lojas e de outros prédios”, afirmou Sandro Mabel, ao destacar que o foco é revitalizar e atrair mais vida ao Centro de Goiânia, com forte impulso ao turismo. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ressaltou a importância das comemorações dos 100 anos do estilo arquitetônico no estado. “É muito representativo, pois temos o nosso centro e a Praça Cívica com vários prédios em Art Déco. E hoje já é uma realidade do turismo, onde recebemos vários visitantes interessados no circuito arquitetônico”, afirmou.
ABC Digital


